DICAS PEDAGÓGICAS "RENOVAR SEMPRE"



TEMA: O Folclore

Turma: Educação Infantil e Anos Iniciais
Mês: Agosto.


 1. Justificativa

Folclore é a maneira de agir, pensar e sentir de um povo ou grupo com as qualidades ou atributos que lhe são inerentes, seja qual for o lugar onde se situa, o tempo e a cultura. Não é apenas o passado, a tradição; ele é vivo e está ligado à nossa vida de um jeito muito forte. Por isso, é tão importante conhecê-lo.

O saber folclórico é o que aprendemos informalmente no mundo, por meio do convívio social - por via oral ou por imitação. Ele é universal, embora aconteçam adaptações locais ou regionais, como consequências dos acréscimos da coletividade.

"Folclore é o conjunto de coisas que o povo sabe, sem saber quem ensinou". ( Xavier)

O professor deve saber aproveitar o atraente, rico e variado mundo do folclore, como fonte inesgotável de motivação didática e de elevada importância pedagógica.
Este trabalho será desenvolvido através de fundamentação teórica por parte do professor e dos próprios alunos e realizado em sala de aula, a partir do lar, da família, estendendo-se à vizinhança e a comunidade. Desta maneira, o trabalho pode ser regionalizado, enfatizando-se as manifestações ligadas às atividades locais. Outra experiência folclórica, a culinária resulta do encontro de diferentes culturas, diversidade do clima e abundância de recursos naturais. por meio dela o professor pode trabalhar os sentidos, a matemática, a estética e a saúde alimentar dentre uma infinidade de outros aspectos.

2. Objetivos:
Levar os alunos à:
- Resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular brasileira;
- Conhecer a importância do folclore para a comunidade.

3. Metodologia:
As atividades serão desenvolvidas de forma individual e coletiva com a interação professor e aluno em sala de aula. Os alunos pesquisarão manifestações da cultura popular brasileira analisando cada uma delas. Os mesmos ainda criarão desenhos que possam ilustrar os textos ( parlendas, trava-línguas, contos) trabalhados em sala referentes ao tema.

4. Conteúdos trabalhados nas Disciplinas:

Língua Portuguesa: ortografia, escrita e leitura.

Artes: criatividade, expressão gráfica.

Estudos Sociais: as regiões, os costumes, a maneira de expressar-se.

5. Atividades:

- pesquisar sobre o folclore

- discutir com o grupo a cultura popular brasileira.

- construir um texto próprio sobre o folclore.


- ilustrar

- músicas

- parlenda

-trava-línguas

-adivinhas

6. Produção Final:

Confecção de um livro de folclore a partir dos próprios trabalhos.

7. Avaliação:

A avaliação será através de registro por parte do professor em sala de aula frente a participação de cada aluno de forma individual e coletiva e do desenvolvimento da aprendizagem durante as atividades propostas.

http://cantinho-priscila.blogspot.com.br


PROJETO MINHA CIDADE

Objetivos:

• Proporcionar ao aluno o conhecimento das ruas, e dos bairros da cidade em que mora.

• Observar e registrar informações dos elementos encontrados durante a pesquisa sobre a cidade dele: nomes de ruas, edifícios municipais, igrejas, praças etc.

• Identificar as modificações ocorridas na paisagem pela ação do trabalho das pessoas através do tempo.

• Conhecer a história e os principais pontos turísticos da cidade onde ele mora.

Temas transversais 
Ética: Uso e valorização do diálogo como instrumento para esclarecer os conteúdos. Trabalho coletivo e compartilhamento de descobertas.

Meio ambiente: conhecimento e comparação da natureza e comparar a natureza da paisagem local e de outros lugares e observação dos aspectos estéticos da região da escola. As principais características do ambiente e/ou paisagem da região em que fica a escola.

Saúde: Diferenças entre ambientes preservados e degradados: preservação e conservação da cidade.

Pluralidade cultural: Diferentes formas de transmissão de conhecimento sobre a cultura e a formação da população do lugar em estudo.

Cidadania: direitos e deveres individuais e coletivos.

Material a ser utilizado

• Sucatas: papéis coloridos, copinhos e canudos de plástico, caixinhas de papelão, palitos de sorvete, etc.

• Cartolinas, canetas, colas, tesouras, fita adesiva para as maquetes.

• Caderno ou papel e lápis para anotações.

• Pesquisa sobre a história do nome da cidade.

• Fotos da cidade.

Procedimentos

Primeira etapa

Sensibilização. Proponha um debate sobre:

• O que o aluno admira na cidade dele?

• O surgimento da cidade dele.

• A origem do nome da cidade.

Segunda etapa

Organize um passeio pelo centro e pelos pontos turísticos da cidade. Cada aluno deverá levar uma folha e um lápis para registrar as observações. Observem se existem lojas, bancos, padarias, farmácias etc. Há praças, jardins, pontes, monumentos?

Peça-lhes para verificarem se há sinais de trânsito (semáforos, placas, faixa para pedestres nas ruas), telefones públicos, meios de transporte? Quais?

Através da observação, questione-os com perguntas, para que comparem, formulem hipóteses e identifiquem que tipos de construção, avenidas e serviços públicos eles encon

Autor desconhecido armarioludico.blogspot.com.br




PROJETO MONTEIRO LOBATO

OBJETIVOS:
* Conhecer um pouco sobre a vida de Monteiro Lobato e suas obras;
* Avançar nas hipóteses de leitura e escrita;
* Desenvolver o gosto por ler e ouvir histórias;
* Produzir e revisar pequenos textos.

OBJETIVO COMPARTILHADO:
* Confecção de mural informativo e álbum com os personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo.

ESTRATÉGIAS:
* Leitura e produção de textos descritivos;
* Vídeos;
* Ilustrações;
* Confecção de mural e álbum

ETAPAS PREVISTAS:
* A professora lerá para os alunos a biografia de Monteiro Lobato. Após a leitura, irá comentar que eles irão participar de um projeto sobre o mesmo, onde terão oportunidade de conhecer um pouco sobre a vida de Lobato e seus principais personagens (no caso, os do Sítio do Pica-pau Amarelo). Um aluno ficará responsável por registrar em cartaz os dados principais da vida do autor, que será colocado no pátio, em um mural informativo.
*Os alunos, em duplas, elaborarão uma lista com os nomes dos personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo que eles conhecem. Após a revisão coletiva da lista, um aluno passará a mesma a limpo em um cartaz, que será fixado no mural da escola, para socialização com os demais alunos da UE.
* A professora levará para a classe o filme "No reino das Águas Claras" ou episódios do programa de tv do Sítio do Pica-pau Amarelo. Após o filme, os alunos irão comentar a parte que mais gostaram e farão uma ilustração da mesma. As ilustrações comporão outro painel que ficará exposto no mural do pátio da escola.
* Em outra aula, a professora lerá para os alunos fichas descritivas dos principais personagens do Sítio (anexo da revista "Guia prático para professoras de Educação Infantil" de abril/2006).
* A classe será dividida em grupos de quatro alunos. Cada grupo sorteará o nome de um dos personagens do Sítio e elaborará uma ficha descritiva sobre ele (características físicas, psicológicas e o que mais acharem pertinente).
* As fichas elaboradas pelos alunos serão revisadas coletivamente, na lousa, onde todos da classe poderão dar suas contribuições para o enriquecimento do texto.
* Após a revisão, um aluno de cada grupo passará o texto a limpo. Cada grupo ilustrará seu personagem e todas as fichas descritivas comporão o mural do pátio.
* A professora (ou até mesmo um aluno por grupo) passará os textos das fichas em stencil ou irá digitá-los e entregará aos alunos um álbum dos personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo, que será levado para casa,
http://alfabetizacaoecia.blogspot.com.br     http://sitio.globo.com/

 
 TEMA: PARABÉNS MAMÃE!!!

DURAÇÃO: 2 SEMANAS.
JUSTIFICATIVA: O tema Dia das Mães realmente é maravilhoso para se trabalhar, não há aquela criança que não fique empolgada quando fala da mamãe. Porém não podemos nos esquecer que entre nossos alunos sempre tem um ou outro que não mora com a mãe, sendo responsabilidade da avó ou da tia, ou até mesmo de outras pessoas. Cabe a nós motivarmos nossas crianças e lhes mostrar motivos para participarem do projeto.


OBJETIVO: Sensibilizar os alunos sobre a importância de comemorarmos o dia das mães.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Reconhecer a importância da figura da mãe no desenvolvimento do caráter humano;
· Proporcionar momentos de reflexão sobre os diversos contextos familiares;
· Proporcionar condições para que os alunos tenham um pouco de conhecimento sobre a cidade em que vivem;
· Promover e estimular a linguagem oral;
· Estabelecer e ampliar as relações sociais;
· Estimular a afetividade entre as crianças a as mães;
· Conhecer e identificar diversas profissões;
· Desenvolver atenção e a criatividade;
· Praticar a coordenação motora fina e ampla;
· Desenvolver a expressão corporal;
· Brincar expressando emoções, sentimentos, pensamento, desejos e necessidades;
Desenvolver a leitura através da visualização de figuras.

CONTEÚDOS:
Data comemorativa – dia das mães, dia do trabalho;
· Motricidade fina e ampla;
· Expressões gráficas: desenho, pintura, montagem, colagem, noção de limite na folha;
· Expressão corporal;
· Historinhas;
. Criatividade, imaginação e dramatização.
. Música e ritmo;
. Socialização;

METODOLOGIA:
. Conversa informal sobre o Dia das Mães, Profissões
· Músicas: “Bate meu coraçãozinho”, “Mãezinha do céu”,
· Confecção de cartazes: “As profissões”, “Momentos com a mamãe”; “Montagem de uma boneca que representará a mãe”;
· Construção do livrinho de receita, do cartão pra mamãe;
· Confecção do porta-jóias de garrafa pet;
· Grafismo (atividade: ligar os objetos a mamãe);
· Colagem: (recortes e colagem de figuras de revistas);
· Pintura com lápis de cor, giz de cera e tinta têmpera;
· Ensaios de músicas e teatrinho para a apresentação;
· Momento flash: uma foto para mamãe.
· Dinâmicas com as mães no dia da festa;
· Homenagem as mãe: apresentação das turmas.

CULMINÂNCIA: festas em homenagem as mães.

AVALIAÇÃO: Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
http://www.ensinar-aprender.com.br/

Projeto Copa do Mundo 2014 com Objetivos, Conteúdos e Sugestões de Atividades

JUSTIFICATIVA
 O Futebol é um esporte extremamente  competitivo,  seja nos gramados ou fora dele. Prova disso  são as frequentes discussões entre membros de  torcidas rivais. No âmbito escolar não é diferente, a competição acontece diariamente seja entre turmas diferentes ou colegas de classe o que torna o ambiente propício à debates em classe , jogos externos e outros,  a fim de transformar o que seria simples discussão (que por vezes tem fim trágico)  em algo que venha somar nas experiências diárias na vida de cada indivíduo.
 Dado o momento atual em que todos as atenções estão voltadas para a Copa do mundo de Futebol mostra-se relevante a aplicação do presente projeto, pois através dele serão desenvolvidas competências pedagógicas na área, social, intelectual , política e cultural visando o enriquecimento de nossas aulas através da excepcional   história do futebol de nosso país em Copas do Mundo.

ABERTURA:

No dia 12 de junho será dado o pontapé inicial na Copa do Mundo  2014 no Brasil e nossa escola certamente não ficará de fora do evento.
Em um período determinado anteriormente a escola estará  realizando sua abertura oficial com o cronograma abaixo:


Projeto Copa do Mundo 2014 com Objetivos, Conteúdos e Sugestões de Atividades
  • Hino Nacional Brasileiro
  • Distribuição de Bandeirinhas 
  • Apresentações das torcidas organizadas e seus gritos de guerra.
  • Eleição da melhor coreografia da música ( Eu te amo meu Brasil).
  • Slide curiosidades da Copa.
  • Concurso de melhor poesia de Copa.
  • Competição "torta na cara" sobre curiosidades da Copa do Mundo 
  • Sorteio de times e seus devidos oponentes
  • Despedida - Comes e bebes (comidas africanas e brasileiras)
OBJETIVO GERAL:

 *Conhecer a história das Copas fazendo uso dela para trabalhar competências curriculares através de temas relevantes como diferenças étnicas, sociais e culturais , valorizando o contexto social e político em que cada evento acontece, não deixando de fazer a interdisciplinaridade a fim de que o educando venha ter um melhor aproveitamento no presente projeto.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Conhecer, respeitar e valorizar  a cultura de cada País envolvido no evento;   
  •  Reconhecer a importância  da história de nosso País em Copas do Mundo;   
  • Compreender a necessidade  do trabalho coletivo para o sucesso do grupo;
  • Analisar o interesse econômico de cada País envolvido;
  • Compreender que o Brasil alcança valorização mundial a cada Taça levantada;
  • Identificar os países participantes da Copa do Mundo 2014;
  • Conhecer as contradições de nosso país.

Objetivos Língua Portuguesa

  • Ler corretamente os textos propostos, compreendendo sua mensagem.
  • Reconhecer o significado correto das palavras.
  • Interpretar corretamente os textos propostos.
  •  Identificar  a escrita correta das palavras.
  • Destacar os sinais de pontuação, compreendendo suas aplicações.
  • Produzir os textos de forma  coerente e ortograficamente  correta.
  •  Reconhecer as letras do alfabeto diferenciando vogais de consoantes dentro dos textos propostos.
  • Separar e classificar corretamente as sílabas. 
  •  Reconhecer os adjetivos pátrios. 
  •  Produzir slogans de forma criativa e coesa e coerente.
  •  Elaborar anúncios e propagandas. 
  • Realizar pesquisas e colher dados diretamente ligados  ao tema do projeto.

CONTEÚDOS E SUGESTÕES

Língua Portuguesa

Tipos de texto- informativo, descritivo, etc...
Alfabeto
Famílias silábicas
Sílabas
Adjetivos pátrios
Slogans
Anúncios e propagandas
Pesquisas
Vocabulário
Ortografia
Sinais de pontuação
Produção Textual

Sugestões de Atividades:

Leitura e interpretação de texto informativo
Descrição de países envolvidos na Copa ou de seus jogadores
Utilização de expressões futebolísticas para trabalhar letra inicial, vogais e consoantes.
Família silábica de objetos utilizados em jogos de futebol como ( bola, cartão, trave, gramado, camisas etc)
Separação e classificação das sílabas do nome de jogadores de nossa Seleção
Listagem em mural elaborado em grupo de adjetivos pátrios de cidades onde nasceram os jogadores da Seleção Brasileira.
Criar individualmente ou em grupo slogans e ilustrá-los.
Manipulação de dicionário a fim de obter significado de palavras pouco utilizadas, mas que estão inseridas em nosso Hino.
Utilização de texto informativo do País sede da copa para identificar sinais de pontuação e sua aplicação nas palavras.
Produção de texto individual ou coletivo sobre a história do Brasil em Copas do Mundo.

Objetivos Matemática

  • Aplicar as quatro operações corretamente dentro de problemas contextualizados
  • Ler , escrever, comparar e ordenar os numerais ordinais seguindo a sequência de colocação de cada time no Ranking da FIFA.
  • Reconhecer figuras geométricas utilizadas na elaboração do desenho de um estadio de futebol.
  • Fazer cálculos de diferença de fuso horário de cada país da copa aplicando a operação correta de acordo com os problemas propostos pelo  educador
  • Elaborar gráficos de desempenho dos países em Copas do Mundo e fazer comparações entre eles.
  • Montar a  tabela da copa  e através dela fazer cálculos dos times que podem se encontrar  na final do evento.
  • Elaborar( utilizando sucata)  materiais esportivos e realizar compra e  venda fazendo os devidos cálculos dos gastos e lucros.

Matemática

Numerais ordinais
Geometria
Operações
Medidas de tempo
Gráficos
Tabelas
Quantidade
Sistema monetário

Sugestões de Atividades:


Colocação dos países campeões de Copas do Mundo em escala de 1 a 100.
Posição de alguns países no Ranking da FIFA ( Alemanha, Brasil. Arábia Saudita, Argentina, Itália etc ...)
Confecção de cartões utilizados pelo juiz, e maquetes de campos de futebol com suas diversas formas geométricas
Situações problema envolvendo times, países e jogadores de futebol.
Gráfico do desempenho do Brasil desde a primeira copa do mundo até a atual.
Montagem de tabela de jogos da Copa de 1994 ou a que o professor preferir
Cálculo de venda de material esportivo
Elaboração pelos alunos de produtos esportivos, anúncio e venda dos mesmos  em feira montada na própria sala de aula com dinheiro sem valor.

Objetivos Ciências

  • Enfatizar a importância de uma boa alimentação para a saúde do corpo humano e sobretudo para um bom condicionamento físico dos jogadores.
  • Identificar e listar corretamente as partes do corpo humano.
  • Listar os animais das savanas que correm risco de extinção
  • Enumerar os benefícios que a água pode trazer ao jogador durante uma partida de futebol e aos seres humanos em geral
  • Comparar a vegetação da Amazônia brasileira com a de outros países.
  • Conscientizar os alunos sobre o perigo do uso de drogas no meio futebolístico e na vida
  • Confeccionar murais e ou maquetes com o tema AS SAVANAS 
Ciências

  • Alimentação
  • Partes do Corpo
  • Animais em perigo de extinção
  • Água e seus nutrientes
  • Vegetação
  • Drogas

Sugestões de Atividades

  • Pesquisa sobre a alimentação utilizada por jogadores de futebol.
  • Desenho do técnico da seleção e listagem das partes de seu corpo
  • Pesquisar sobre a importância da água durante uma partida de futebol.
  • Comparação entre a vegetação africana e a brasileira
  • Estudo dos animais da fauna brasileira que sofrem risco de extinção
  • Montagem de mural com curiosidades sobre animais da fauna brasileira
  • Palestra sobre DOPING e os prejuízos que ele trouxe à vida de alguns atletas flagrados no exame.

Objetivos Geografia

  • Reconhecer o clima dominante em cada país e as causas da variação de país para país.
  • Identificar o continente a que pertence cada seleção participante da Copa 
  • Confeccionar bandeiras
  • Discutir formas de governo expressando sua opinião a cerca do melhor sistema.
  • Refletir sobre as causas das desigualdades sociais no Brasil e analisar as possíveis soluções para o problema

Geografia 

As desigualdades sociais no Brasil
Clima
Países e continentes
Bandeiras 
Formas de Governo 
Fome 

Sugestões de Atividades

Debate sobre o tema: As desigualdades sociais no Brasil
Utilizar um país de cada continente e fazer a comparação de clima entre ele e por que existem diferenças
Fazer em Mural a listagem de Continentes e distribuir cada pais no devido espaço
Fazer comparações entre as formas de governo de dois países que participam da Copa 2014
Apresentar slides das dificuldades encontradas em algumas regiões do Brasil em termos de água e alimentação abrindo espaço para que as crianças indaguem, socializem e discutam procurando meios de resolver o problema.
Pedir que apresentem a solução em forma de apresentação teatral ou produção textual
Pedir que façam comparação por escrito entre o Brasil  e os outros países participantes da copa

Objetivos História

  • Reconhecer a origem do futebol
  • Pesquisar sobre Charles  Miller e  a importância de sua existência para a história do futebol.
  • Elaborar cartazes sobre o surgimento da Copa do Mundo
  • Realizar pesquisas entre os idosos da comunidade como forma de interação e valorização do conhecimento do outro
  • Conhecer a história de um dos maiores ídolos do futebol mundial (Pelé) e elaborar caricaturas dele ou de jogadores considerados figurinhas carimbadas da copa.
História

Como nasceu a copa do mundo?
Quem foi Charles Miller?
Em que país nasceu o futebol?
O rei do Futebol

Sugestões de Atividades

Pesquisa sobre a vida de Charles Miller e sua importância para o futebol 
História do Surgimento da Copa em papel metro com ilustrações feitas pelos alunos
Pesquisa sobre os principais artilheiros de todas as copas
Pesquisar entre os idosos da comunidade o jogador mais importante de cada década na opinião deles anotar, discutir junto aos colegas e a partir da discussão fazer texto coletivo.
Escrever as diversas lendas a cerca do surgimento do futebol e ilustrá-las formando uma pequena história 
Escrever a biografia de Pelé e fazer caricaturas do rei do Futebol

Objetivos Educação Física
  • Identificar e listar os benefícios do alongamento e sua necessidade antes de qualquer atividade física .
  • Reconhecer e respeitar as regras envolvidas em um torneio de futebol.
  • Educação Física
  • Torneio de futebol ( Copinha)
  • Alongamento

Sugestões de atividades 

Jogos programados pela escola entre séries
Estudo das regras a serem utilizadas no futebol
Palestra sobre alimentação no intervalo dos jogos
Slides sobre a importância do alongamento antes de cada partida.

Objetivos Artes

  • Criar um mascote , descrevê-lo e encaminhar o projetinho para a eleição do melhor mascote
  • Montar mosaicos de bandeiras 
  • Construiu maquete de estádio de futebol
  • Reconhecer cores primárias e secundárias 
  • Desenvolver habilidades artísticas através de desenho de mascotes de clubes de futebol ou de Copas do Mundo.
Artes 

Colagem
Pintura 
Desenho
Mosaico
Maquetes

Sugestões de Atividades

Elaboração e escolha da mascote de nossa Copinha.
Montagem de  quadros de mosaico com as bandeiras dos Países participantes da Copa
Confecção de bandeirinhas dos países que participam do evento
Construção de maquete de estádios de futebol
Desenhar a mascote do Brasil na Copa de 2014
Estudo das cores primárias e secundárias a partir da pintura de bandeiras de Países.

Objetivo Música

  • Cantar o Hino Brasileiro corretamente.
  • Desenvolver o gosto pelo ritmo musical  através de composições de gritos de guerra com acompanhamento
  • Conhecer característica de cada década através de músicas cantadas em copas anteriores
  • Confeccionar instrumentos a partir de materiais sucateados.
Música

Hino Brasileiro
Músicas das Copas
Gritos de Guerra
Hinos de times de futebol a qual pertencem alguns jogadores da Seleção
Instrumentos musicais vindos da África e utilizados no Brasil 

Sugestões de Atividades

Montar Bandinha para execução do Hino Brasileiro todas as manhãs
Pesquisar músicas das Copas e verificar o que pode ter mudado no Brasil através dela como, por exemplo, em 1970 cantávamos 90 milhões em ação ...
Dividir a sala em grupo e pedir que cada um crie um grito de guerra premiando aquele que for mais votado pelos professores
Utilizando sucatas fazer a confecções dos instrumentos da Bandinha 

Objetivos Pluralidade Cultural

  • Combater o preconceito através do conhecimento do costume de cada povo.
  • Definir racismo através de painéis com reportagens evidenciando a prática.
  • Respeitar a África enquanto berço cultural do qual o Brasil herdou vários costumes
Pluralidade Cultural

Etnia , Raça , Cor
Elementos africanos na cultura brasileira

Sugestões de Atividades

Ler e discutir textos informativos sobre preconceitos étnicos, raciais ou culturais 
Fazer comparações entre a cultura de nosso país e  a africana  definindo o  que herdamos deles e quais os motivos dessa herança.
Pedir que  definam  racismo e façam painéis com figuras e reportagens que retratem o preconceito.
Produção textual a respeito de preconceito de cor e seus prejuízos 
Elaboração de poemas com o tema : MUITOS PAÍSES DENTRO DO BRASIL?

Objetivos Ética

  • Estimular o educando a agir de forma a respeitar as regras do jogo e seus colegas de equipe bem como os adversários
  • Promover debates sobre a rivalidade entre países participantes da copa do mundo seus benefícios em campo e seus prejuízos fora dele.
  • Confeccionar cartazes de incentivo à paz entre as nações e a união de todos os povos.

Ética

União entre os povos 
Regras para um bom jogo

Sugestões de Atividades

Pedir que as crianças produzam cartazes  com  desenhos e /ou figuras que simbolizem a paz e a união entre os povos 
Debater sobre os benefícios do evento Copa do Mundo que consegue unir países rivais durante seus torneios 
Pedir que observem durante a Copinha  comportamentos adequado a serem  mantidos  em uma partida de futebol que possam contribuir para melhor rendimento e apresentação do time para listá-las em papel metro.

Objetivos Meio Ambiente

  • Pesquisar sobre poluição sonora e fazer a listagem dos prejuízos que podem causar .
  • Produzir panfletos sobre o lixo e seus prejuízos
  • Confeccionar latas de lixo . 

Meio Ambiente

Poluição Sonora e Visual
Lixo 

Sugestões de Atividades

Fazer uma análise dos benefícios e prejuízos que podem haver durante uma partida de futebol e fazer a listagem em cartazes.
Confeccionar latas de lixo decoradas para espalhar pela escola durante a Copinha.
Elaborar panfletos informativos sobre o lixo e seus prejuízos e distribuir durante a Copinha.

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Nosso projeto terá sua culminância em espaço aberto um dia após a final de nossa Copinha. Na oportunidade estaremos distribuindo as medalhas e os troféus ao 1°, 2° e 3° colocados.

Cronograma:

Hino Nacional Brasileiro
Entrega de troféus
  Entrega de medalhas de:

 Artilheiro 
Goleiro menos vazado
Melhor zagueiro
Honra ao mérito

Escolha da melhor torcida e premiação da turma com brinde a ser escolhido durante o andamento do projeto
Distribuição de brindes aos pais  como forma de agradecimento pelo apoio durante o projeto 
Premiação do pai ou mãe mais presente durante o andamento da Copinha
Despedida 

Avaliação:

A avaliação será feita durante o andamento do projeto através de atividades orais  escritas, interesse , participação, assiduidade e pontualidade.
http://professoravivianferreira.blogspot.com.br/

Projeto Festa Junina

 

Autoria: Juliana Kalicheski
Duração: 10 dias
Alunos atendidos: Ensino Fundamental
Justificativa:
O mês de Junho sempre desperta um grande interesse nos alunos em trabalhar o assunto “Festa Junina”. O mês é marcado por grandes comemorações, que se iniciam no dia 12/06, véspera do Dia de Santo Antônio e terminam no dia 29, dia de São Pedro. O auge das festas acontece entre os dias 23 e 24, dia de São João. As pessoas soltam fogos de artifícios, balões, enfeitam as ruas com bandeirinhas, fazem barraquinhas para jogos e comidas típicas e dançam quadrilha.
Objetivos Geral:
Como estamos no mês de Junho, estaremos trabalhando o tema: Festa
Junina. O objetivo principal do projeto é enriquecer o conhecimento da turma quanto aos costumes das festas juninas. Isso se dará através de atividades lúdicas e prazerosas, contribuindo para a socialização dos alunos.
Objetivos Especificos:
  • Conhecer as características das festas juninas em diferentes regiões do país;
  • Valorizar e demonstrar atitudes de respeito ao trabalho e ao homem do campo;
  • Compreender a história da festa junina, bem como seu valor dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos sociais e religiosos;
  • Perceber a importância do trabalho em equipe e a união do mesmo;

Recursos:
  • Músicas;
  • Colagem;
  • Recortes;
  • Produção de enfeites para a sala;
  • Brincadeiras Juninas (corrida do saco, dança da cadeira, dança da laranja, estoura balão, argola, corrida do ovo, etc.)
  • Tradições;
  • Ditado Junino;
  • Comidas típicas;
  • Origem da Festa Junina.

Culminância:
  • Elaboração de um mural com as características de um verdadeira Festa Junina.
  • Festa Junina na sala de aula (cada aluno ficará responsável de trazer um alimento característico).

Avaliação:
Será avaliado no decorrer do projeto a participação, a colaboração e a  organização dos alunos durante as atividades.

http://professoravaleriaeduc.blogspot.com.br/




Projeto: Semana da Pátria
Título: Independência - Conquista de Cidadania que se Faz a cada Momento
Período: 02 a 06 de setembro
Justificativa:
É preciso trabalharmos a Semana da Pátria com nossos alunos, levando-os a conhecer os problemas sociais, econômicos e políticos que constituem obstáculos e dificuldades para o engrandecimento do nosso país, bem como as grandes realizações, marco da nossa história, a fim de proporcionar-lhes maior compreensão, amor e espírito de luta pelo Brasil.
Objetivos:
Ao final das atividades cívicas: pesquisas, debates, trabalhos artísticos, murais, auditório; os alunos deverão ser capazes de:
  • Despertar o amor à sua pátria, valorizar e respeitar os símbolos nacionais;
  • Despertar, através da reflexão, a consciência sobre os deveres para com o patrimônio escolar, valor e respeito aos colegas, professores e demais funcionários;
  • Incentivar o amor à Pátria;
  • Cantar e interpretar o Hino Nacional;
  • Conhecer e localizar os estados, capitais e suas respectivas siglas trabalhando no mapa do Brasil.
  • Conhecer as diversidades naturais e políticas do Brasil através de Bancos de Dados;
  • Conhecer a realidade, político-econômica e social que vivemos, redescobrindo a cidadania e resgatando os valores éticos e morais.
Desenvolvimento:
02/09- Abertura - 07:00 h - hasteamento da Bandeira Nacional ao som do Hino Nacional - Direção;
  • Paródias - Pátria;
  • Trabalhar o Hino Nacioanl - Ilustração e significado das palavras desconhecidas;
  • Confecção de murais; a escola será ornamentada com trabalhos dos alunos;
  • 17:00 h - descimento da Bandeira Naconal.
03/09 - Sala de Informática: Turmas envolvidas - 5ªs séries - Interpretação do Hino Nacional - Microsoft Word;
Sala de Aula - Trabalhar os símbolos da pátria - pesquisa, desenho, produção de texto, acróstico, poesia.
04/09 - Sala de Informática - Turmas envolvidas 6ªs séries - Trabalhar o mapa do Brasil - estados, capitais e suas respectivas siglas- Microsoft Excel;
Sala de Aula - Trabalhar as diversidades das regiões do Brasil com dados de: população, área, hidrografia, relevo, vegetação e clima; nas 5ªs séries, trabalhar Minas Gerais.
05/09 - Sala de Informática - Turmas envolvidas - 7ªs séries - Símbolos da Pátria - Microsoft Power Point, Paint;
Sala de Aula - Confecção de mapas: país, Minas Gerais, Pedra Azul e Localização - 5ª e 6ª série;
Cidadania - a importância de votar - 7ª e 8ª.
06/09 - Sala de Informática - Turmas envolvidas - 8ªs séries - dados do Brasil - Microsoft Excel
Sala de Aula - Produção de Texto - Sugestões de temas:
  • Brasil sempre Brasil;
  • A pátria se constrói;
  • Brasil, terra que eu amo;
  • Independência não se faz num dia, mas a cada momento;
  • Por que gosto do Brasil;
  • Brasil mostre a sua cara.
Outras Atividades:
  • Concurso do Hino Nacional - Paródia;
  • Coro falado;
  • Slogan;
  • Poesias;
  • Danças;
  • Interpretação e apresentação de músicas sobre o Brasil;
  • Interpretação de textos;
  • Confecção de faixas;
  • Palavras cruzadas;
  • Caça-palavras;
  • Charge;
  • Seminário;
  • Debates.
Sugestões para Debates:
  • O que é ser patriota hoje no Brasil?;
  • Cidadania - como colocá-la em prática?;
  • Como viveu a maioria dos brasileiros?;
  • A falta de patriotismo dos políticos brasileiros;
  • A importância do voto.
Obs.: Os professores escolherão dentre as sugestões dadas, trabalhos que melhor adaptem à série e turma que lecionam. No término da semana, apresentarão números de sua coordenação: poesias, versos, músicas, etc.. Deverão comunicar com antecedência à comissão organizadora.
Consolidação:
Turno Matutino: Passeata Cívica;
Turno Vespertino: Jogos - sob coordenação da professora de Educação Física (organizar torneios ou gincana).
Recursos da Informática Utilizados:
  • Microsoft Word
  • Paint
  • Microsoft Power Point
  • Microsoft Excel
Recursos Humanos:
  • Todos os professores;
  • Voluntários;
  • Todas as turmas de 5ª a 8ª séries dos turno matutino e vespertino.
Avaliação:
Ao desenvolvermos o Projeto Semana da Pátria - Independência - Conquista de cidadania, percebemos a grande mudança de comportamento dos alunos no desenvolvimento das atividades; observamos a participação, o interesse, o empenho e o relacionamento com os colegas.
Ao propormos o projeto, encontramos até mesmo voluntários da própria escola (alunos) para ajudarem a executá-lo.
Gostaríamos de ressaltar que foi o primeiro projeto coletivo, mas não as primeiras atividades realizadas na Sala de Informática, pois temos professores que já levam seus alunos e ficam surpresos com a habilidade dos mesmos.
Foi um sucesso, houve a participação e o entusiasmo de todos os professores, supervisora, direção e facilitadoras na elaboração e execução do projeto. Sentimos que foi uma experiência gratificante.
http://ntealmenara.br.tripod.com/

PROJETO DIA DAS CRIANÇAS

Justificativa: A criança tem o direito de ser feliz, de ser valorizada, respeitada e amada. Ela passa a maior parte do tempo na escola, que por sua vez desempenha sua função social proporcionando à criança um ambiente feliz, acolhedor e amável.

Objetivos:

  • Promover, durante a semana da criança, atividades extraclasse, variadas e interessantes, visando dar a criança oportunidades de lazer e sociabilidade educativas
  • Valorizar a criança
  • Estimular a auto-estima infantil
  • Evidenciar direitos e deveres da criança
  • Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança
  • Proporcionar jogos e brincadeiras educativas   
 Duração: 1ª quinzena do mês de outubro.
    Desenvolvimento:

    Capa para trabalho
    Lembrancinhas de dia das crianças
    Desenhos para colorir sobre o tema
    Recorte e colagem
    Músicas e poesia sobre crianças
    Dobraduras divertidas
    Brinquedos com sucata
    Brincadeiras educativas dirigidas
    Mensagens para o dia da criança
    Painel para o dia das crianças

    Culminância do projeto: 


    Realização de apresentação de musicas, poesias e teatros com pipoca ou cachorro quente ou bolo e entrega de lembrancinhas para as crianças.


    Avaliação do projeto:


    A avaliação deve buscar entender o processo de cada criança e a significação que cada trabalho comporta. A observação do grupo, além de diária e constante, deve fazer parte de uma atitude sistemática do professor dentro do seu espaço de trabalho escolar.

       http://wata-eh-legal.blogspot.com.br


    Projeto Nacional da Consciência Negra

    Identificação do projeto: Consciência Negra
    Tempo de execução: 30 dias
    Curso: Pedagogia 8º Semestre
    Alunas:
    Josenilda Santos e Luciana Garrido
    Disciplina: Estágio Curricular supervisionado em Gestão Educacional
    Orientadora:  Marta Alencar
    A lei nº 10.639 inclui o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em
     que comemoramos o Dia da Consciência Negra. A escolha dessa data não 
    foi por acaso. Em 20 de novembro de 1695, Zumbi: líder do quilombo de 
    palmares foi morto em uma emboscada em Pernambuco, após liderar uma 
    resistência que culminou com o inicio da destruição do quilombo palmares.
    O projeto tem por objetivo oferecer o desenvolvimento da expressão corporal, 
    oral e cultural dos alunos, através de momentos de interpretação, danças, 
    musicas poesias, contos, pinturas e confecção de máscaras, para ampliação
     dos conhecimentos e formação de hábitos e atitudes fundamentais nos valores
    éticos. Com este conhecimento, vivenciar e valorizar a cultura negra como forma 
    de identificação e resgate da autoestima do educando afro- descendente.


    • Justificativa: A questão racial é conteúdo obrigatório no currículo escolar. A lei 10. 639, de 2003, decretou a inclusão do ensino sobre a História e Cultura afro- brasileira no Ensino fundamental e Médio. A lei passou a valer para todos os níveis da Educação Básica com a instituição das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações Étnico – Raciais. Com isso, professores precisam validar a importância dessa data. A escola é o melhor lugar para desenvolver projetos para todos conhecerem a cultura afro e entenderem que ela faz parte da cultura brasileira.


    • Objetivo geral:
    -Desenvolver atitude de compreensão para com a diversidade étnico-racial 
    e respeitá-la.


    • Objetivos específicos:
    - Valorizar contribuição da cultura negra para a nossa sociedade.
    - Desenvolver atitudes de respeito e cidadania para com a diversidade.


    • Desenvolvimento:

    Durante os dias 20/11 a 23/11 estaremos comemorando a semana da Consciência Negra com o intuito de divulgar os trabalhos produzidos em todas as turmas com essa temática. O projeto será realizado de acordo com as necessidades da turma e realidade local. O tema será desenvolvido na sala de aula por meio de atividades para a sua exploração.


    Atividades propostas:
    1º ano Arte africana: Músicas, pinturas, ou confecção de máscaras africanas.
    2º ano Contos africanos:
    Poemas africanos

    3º ano: Textos informativos: costumes e influências africanas (dança, culinária, vestimentas).

    4º ano Biografia de personalidades afrodescendentes

    A história dos Quilombolas (Zumbi dos Palmares)

    5º ano: Mitos e lendas


    • Avaliação: A avaliação acontecerá em qualquer momento do processo educativo, de forma continua com observação participativa e processual, através da expressão oral e escrita.


    • Turma que se destina:
    • Este projeto se destina ao Ensino fundamental dos períodos vespertino e matutino.

    • Tempo de execução: 30 dias

    • Recursos:
    - Videos
    -Literaturas
    - livros
    - tintas, tesouras, papel.
    - Jornal
    -poemas
    -Aparelho de som


    Culminância: 
    A proposta aqui é de divulgação no mural da escola dos trabalhos realizados nas salas, pois sabemos que logo após essa data ocorrerá a nossa Mostra Pedagógica com uma apresentação mais completa dos principais trabalhos realizados durante o ano.



    PROJETO Natal      Duração : 1 Mês   

    I – JUSTIFICATIVA:
         Qual a tradição que nossa família possui para comemorar o Natal? Qual a origem desta tradição? E as origens das peculiaridades desta festa, como as meias na lareira, o pinheirinho, a bola de enfeite, o canto do galo, as castanhas, a troca de presentes, o presépio? Qual o significado histórico/ religioso do Natal? Este projeto surgiu ao pensarmos no tema Natal, no quanto ele pode ser atrativo para as crianças, nas questões acima e em tantas outras que poderão surgir na busca de respostas às mesmas. Pretende-se conduzir uma série de atividades que facilitem a aquisição e construção de conhecimentos das tradições de Natal pelos alunos de forma participativa, descontraída , buscando integrar a perspectiva de diversas áreas envolvendo aspectos históricos, sociais, culturais, biológicos, comerciais, etc.

    II-CONTEÚDOS:
    1.CONTEÚDOS CONCEITUAIS:
    • Saber sobre a origem da data, quem foi Jesus?
    • Reconhecer a importância das boas ações para nossa vida.
    • Compreender a importância do nascimento de Cristo para a humanidade, e o que ele nos          ensinou.
    • Conhecer os significados dos vários símbolos natalinos:
    - Por que Papai Noel usa roupas de inverno? (Geografia)
    - Por que as pessoas trocam presentes no Natal? (História Religiosa)
    - Qual o significado dos enfeites como pinheirinho, bolas de vidro, neve, presépio, meia na lareira, etc? (História)
    - Qual pode ser o motivo dos "amigos-secretos" entre os familiares? (Economia)
    - E os contos, filmes, sobre o Natal ?... Que tal assistir, discutir, sobre eles
    • Perceber a importância de se estar junto de quem se ama, confraternizando e compartilhando do verdadeiro espírito de Natal!

    2. CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS:
    • Ouvir histórias, poesias e textos informativos relacionados ao tema.
    • Realizar atividades que proporcionem a confraternização, o construir conjuntamente.
    • Observar as diversas tradições de comemorar o natal pelo mundo, inclusive dos países não Cristãos.
    • Analisar as comemorações das famílias dos alunos e discutir sobre as diferenças.
    • Ouvir músicas, assistir a vídeos que tratem do tema..
    • Realizar atividades diversificadas que envolvam todas as áreas do conhecimento.

    3. CONHECIMENTOS ATITUDINAIS
    • Que a criança saiba que o natal representa o amor de Jesus, e a importância de suas mensagens para melhorar o mundo em que vivemos.
    • Que perceba o verdadeiro significado de praticar boas-ações e continue a fazê-las todos o dias de sua vida.
    • Participar de momentos de união que os socializem e os marquem para sempre positivamente.
    • Valorizar a família,
    • Desvencilhar o natal do comercial, da necessidade do presente.

    III – OBJETIVO GERAL:
          Incentivar a criança e o jovem  vivenciar o amor e o respeito pelas pessoas; valorizando a convivência familiar, a vivência do amor entre as pessoas;

    IV- Áreas do conhecimento e conteúdos:
    LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
    • Leitura de textos, histórias poesias que falem sobre o assunto.
    • Produção coletiva de mural;
    • Escrita espontânea.
    • Atividades com alfabeto móvel.
    • Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado.
    • Músicas natalinas ;
    MATEMÁTICA

    • Situações-problema envolvendo o tema.
    • Cores, numerais, ligar numerais, relação número e numeral.
    • Calendário.

    NATUREZA E SOCIEDADE
    • Vídeos  e músicas que abordam o tema natalino.
    • O significado dos símbolos natalinos.
    ARTES VISUAIS
    • Desenho livre e de observação.
    • Recorte e colagem
    • Dobraduras
    • Modelagem com massa de modelar
    • Pintura com tinta e coleção.
    • Confecção cartões de natal
    • Aulas no laboratório de Informática

    MÚSICA E MOVIMENTO
    • Atividades diversas , músicas e cantigas relacionadas ao tema natalino.
    • Cd especial de natal, brincadeiras livres e dirigidas e no parque.
    DESENVOLVIMENTO• Fazer um levantamento com as crianças sobre o que sabem sobre o natal, relatando também como é comemorado o natal em sua casa, Se na família de alguma criança não possuir esta tradição, questionar os motivos deste fato.
    • Assistir o vídeo sobre o nascimento do menino Jesus, e depois construir o presépio junto com a criançada.
    • confecção do mural natalino.
     Atividades diversificadas em sala , no laboratório, no parque e em quadra; apresentar no final do projeto (dia da confraternização final), ou uma música, dança ou peça de teatro.
    AVALIAÇÃO
         Será contínua, contando de observações e registros; ressaltando o diagnóstico final.
    http://formeduca-profmariadias.blogspot.com.br

    Projeto de Leitura- Menina Bonita do Laço de Fita 

    O presente trabalho tem o objetivo de desenvolver o gosto e o hábito pela leitura e mostrar aos alunos a importância do respeito às diferenças, através da obra de autores da nossa literatura. Eles aprendem que devemos respeitar uns aos outros e este aprendizado se dá através das histórias que foram apresentadas à eles.
    Houve aqui a apresentação da autora Ana Maria Machado à turma com exposição do livro. Fizeram a leitura das imagens contidas na capa num primeiro momento e todos puderam opinar sobre o que haveria nas páginas seguintes. Logo após realizou-se a leitura do livro em sala.

    A professora apresentou aos alunos a proposta da confecção de um livro da história e eles seriam os ilustradores deste livro. Durante a confecção do livro eles aproveitaram para experimentar perucas iguais aos cabelos da menina e também se fez presente em sala uma boneca da menina bonita do laço de fita.

    Aproveitando que a turma estava estudando os animais, a professora resolveu trazer para sala de aula o livro “ A Galinha e a Pata – Iguais e Diferentes” da autora Verenice Leite Ribeiro. Eles puderam perceber que mesmo os dois animais sendo aves, ou seja, possuírem penas e outras semelhanças mais, eles também possuíam diferenças como o bico, a pata entre outras.

    Com o tema foram desenvolvidas algumas atividades em sala, tais como: Recorte e colagem, cruzadinhas, caça palavras ; Ortografia, interpretação, ilustrações e produção textual.

    Em seguida ensaiaram um teatro com fantoches, onde eles elaboraram os bonecos e apresentaram em sala. Também ocorreram apresentações nas salas do Ensino Fundamental I

    Após ter sido trabalhado em sala com os livros já mencionados a professora trouxe para eles outro livro das autoras Nancy Delvaux e Aline de Pétigny com o título “Camilla e seus amigos” onde eles vivenciaram a história de Camilla que possuía muitos amigos e um era diferente do outro.
     Após os livros e as atividades estarem prontas foram expostas para
    toda a comunidade escolar da Escola de Educação São João Batista.

    http://www.slideshare.net

     Dez dicas para melhorar nos estudos   
     

    1. Participe da aula, preste atenção, tome nota e não tenha vergonha de fazer perguntas.

    2. Monte um plano de estudo, prevendo o que vai estudar ao longo da semana.

    3. Faça as lições de casa no dia e deixe um tempo para revisar o que aprendeu na aula.

    4. Estude no horário em que está mais atento e disposto. Não deixe para as horas em que tem sono ou está cansado.

    5. Descubra qual técnica de memorização funciona para você: falar em voz alta, fazer resumos, montar esquemas, exercícios, dramatização ou estudar em grupo.

    6. Procure outras referências sobre o assunto que está aprendendo para ampliar seus conhecimentos, como livros, revistas e filmes.
    7. Aproxime-se de um professor, pesquisador ou profissional que domine o assunto de seu interesse.

    8. Tenha o hábito de refazer os exercícios que errou nas provas e entenda por que errou.

    9. Prepare na véspera a mochila da escola. Verifique os cadernos e livros de que vai precisar e se todas as lições estão feitas.

    10. Reconheça seus pontos fortes e fracos, as áreas em que tem mais habilidade.
     veja.abril.com.br/

         Painel de boas vindas interativo:
      Muitos professores do 1°ciclo do ensino fundamental passam horas desenhando murais e painéis para ornamentar a sala de aula. Já os docentes do 2°ciclo raramente se preocupam com isso. Sugerimos que haja um equilíbrio e que o acolhimento seja interativo e esteja presente em todas as classes.
      A VIAGEM
      Objetivos:
      • Levantar as expectativas dos alunos em relação ao ano letivo;
      • Acolher o novo grupo;
      • Ornamentar a sala de aula de maneira significativa.

      Procedimento:
      • O professor afixa na parede da sala um painel com uma paisagem de fundo. No mesmo deve estar escrito: Sejam bem-vindos a viagem do saber!
      • A paisagem de fundo pode ser: marítima, celeste, florestal, etc...
      • A proposta é construir o painel com o grupo.
      • Sendo paisagem marítima, propor que cada aluno faça a dobradura de um barco e imaginem a viagem decorando-o livremente e escrevendo uma palavra ou frase o que espera alcançar durante a mesma, ou seja, quais são suas expectativas em relação ao ano letivo.
      • Sendo celeste podem ser confeccionados pequenos aviões de papel.
      • O fundo florestal permite que cada um escolha um animal ou planta com o qual se identifica e construa da mesma forma: dobrando, recortando, colando...
      • O importante é que os alunos expressem seus sentimentos e desejos. Com tudo pronto oportunizar um momento agradável onde cada um prenderá o que construiu no painel de boas-vindas interativo, apresentando-se à turma.

       PLANO DE AULA 1º ANO
       A ZEROPÉIA
      HERBERT DE SOUZA-BETINHO

      2. COMPETÊNCIAS:

      Ser capaz de compreender e interpretar textos que circulam na sociedade e perceber as diferentes dimensões da leitura: O dever de ler, a necessidade de ler e o prazer de ler.
      Ser capaz de ver que a geometria contribui para aprendizagem dos números e medidas estimulando a observação, a percepção de semelhanças e diferenças, a construção, a ampliação de propriedades e a transformação de figuras.
      3. HABILIDADES:

      Ouvir os outros com atenção;
      Comentar a história ouvida;
      Escrever nomes de desenhos;
      Escrever lista temática (animais);
      Resolver situações-problema utilizando-se de estratégias próprias;
      Ler informações contidas em imagens;
      Perceber o ambiente ao seu entorno;
      Diferenciar seres vivos e não vivos.

      5. EIXO:
      Língua Portuguesa: Prática de escrita de textos orais;
      Matemática: Números e operações;
      Ciências: Meio Ambiente

      4. CONTEÚDOS:
      Gêneros textuais: Fábulas;
      Produção de texto por meio de desenho;
      Contagem e agrupamentos de animais;
      Leitura de imagem;
      Lateralidade;
      O ambiente;
      Interação dos seres vivos e seres não vivos no planeta.

      5. SITUAÇÃO DIDÁTICA:

      Apresentar a ilustração da história Centopéia para os alunos do 1º ano através do projetor de imagens, estimulando-os a fazerem levantamento de hipótese do texto;
      Em seguida ler o texto comparando com as hipóteses levantadas;
      Solicitar que os alunos representem através de desenho no caderno de produção textual o que entendeu da história;
      Listar o nome dos animais que aparecem na história;
      Expor novamente a história para que os alunos confiram a lista realizada se faltou algum animal agora pode acrescentar;
      Registrar o quantitativo de animais apresentado na história;
      Em relação à Centopéia, qual a posição que apresenta a formiguinha (acima, abaixo, direita, esquerda);
      Qual o maior e o menor animal da história?
      Comparar a classificação dos animais quanto: cobertura do corpo, quantitativo de patas, mamíferos, rastejam...
      Onde se passa a história? No campo ou cidade? Por quê?

      6.RECURSOS DIDÁTICOS;

      Computador com acesso a internet e editor de textos no Data show;
      Sites de acesso às fábulas;
      Papel chamex;
      Caderno de produção textual do aluno;
      Livro de Literatura Infantil A Zeropéia;
      Maquina fotográfica;
      Material Dourado.

      7. AVALIAÇÃO;

      Será realizada após observação e a coerência entre as respostas dadas no exercício e o que foi discutido em sala de aula;
      Participação nas atividades propostas e os objetivos operacionais.

      8. TEMPO PREVISTO:
      02 horas por assunto

      8. REFERÊNCIAS:
      Fluxo de aulas Programa Circuito Campeão (Português, Matemática , Ciências e Arte)
      Matriz de habilidades -IAS
      Sites
      Referencial Curricular (Ensino Fundamental 1º ao 5º Ano)

      Escola Paroquial “Cristo Rei”-RESPONSÁVEL: Cleudinete Medeiros da Silva
       FUNDAMENTOS BÁSICOS DE COMO UTILIZAR UM FILME EM SALA DE AULA: ALGUNS PASSOS IMPORTANTES PARA O TRABALHO DOCENTE

      a) PREPARAÇÃO DA AULA

      1º Passo – SELECIONAR O FILME: de acordo com o conteúdo da matéria, numa dada unidade programática da disciplina, e a faixa etária dos alunos.

      2º Passo – ASSISTIR AO FILME ANTES DE USÁ-LO: para conhecer a obra cinematográfica e estabelecer critérios para o plano de aula (estratégias de ensino, conceitos que serão trabalhados etc.). Essa parte é importante, porque nela o professor vai optar por exibir o filme na íntegra ou parte dele, de acordo com os objetivos delineados no plano de aula.
      3º Passo – ELABORAR UM PLANO DE AULA: o próximo passo é escrever o plano da aula, expondo os conceitos, os objetivos, a metodologia, incluindo um roteiro de discussão do filme, e a avaliação.

      4º Passo – PRECAUÇÃO TÉCNICA: verificar na escola, com antecedência, se os equipamentos (TV, videocassete ou aparelho de DVD) estão em perfeitas condições de serem usados, para que não ocorra nenhuma surpresa desagradável no dia da aula;



      b) EXECUÇÃO DA AULA


      5º Passo – APRESENTAÇÃO DO PLANO DE AULA: entregar o planejamento aos alunos (deve conter a sinopse do filme e um roteiro para discussão); fazer um breve comentário da obra a ser exibida.

      6º Passo – EXIBIR O FILME: de acordo com o planejamento, exibir-se-á o filme na íntegra ou partes da obra; o professor não deve se ausentar da sala. Essa atividade não deve ser encarada como uma distração, em que professores usam filmes para ocupar o tempo de suas aulas, mas sim como uma oportunidade de construir conhecimento, um saber histórico escolar.

      7º Passo – PROMOVER O DEBATE: mediar à discussão entre o filme e o roteiro. Este é um momento importante do trabalho com filmes ou documentários. O professor precisa ter um conhecimento básico da linguagem cinematográfica para ajudá-lo na hora da análise crítica dos filmes e na orientação aos alunos. Por isso, vale a pena consultar na internet sites de introdução ao cinema ou comprar livros da área*.

      8º Passo – USAR OUTRA FONTE (FACULTATIVO): articular a discussão do filme usando outro tipo de fonte (música, matéria de jornal, fotografia etc.). Pode tornar a aula muito mais dinâmica e elucidativa.
      www.cinedebate.uneb.br

      Atividade de Inclusão - Deficientes Visuais

      Resumo do ArtigoRecursos didáticos na educação especial
       Jonir Bechara Cerqueira
      Elise de Melo Borba Ferreira


      De um modo genérico, os recursos didáticos podem ser classificados como:
      Naturais: elementos de existência real na natureza, como água, pedra, animais.
      Pedagógicos: quadro, flanelógrafo, cartaz, gravura, álbum seriado, slide, maqueta,jogos.
      Tecnológicos: rádio, aparelho de DVD, gravador, televisão, computador, ensino programado, laboratório de línguas,data-show,celular,camera digital.
      Culturais: biblioteca pública, museu, exposições.


      O bom aproveitamento dos recursos didáticos está condicionado aos seguintes fatores: 
      1) capacidade do aluno;
      2) experiência do educando;
      3) técnicas de emprego;
      4) oportunidade de ser apresentado;
      5) uso limitado, para não resultar em desinteresse.


      Seleção, adaptação e confecçãoNa educação especial de deficientes visuais, os recursos didáticos podem ser obtidos por uma das três seguintes formas:
      • Seleção
        Dentre os recursos utilizados pelos alunos de visão normal, muitos podem ser aproveitados para os alunos cegos tais como se apresentam. É o caso dos sólidos geométricos, de alguns jogos e outros.
        • Adaptação
          Há materiais que, mediante certas alterações, prestam-se para o ensino de alunos cegos e de visão subnormal. Neste caso estão os instrumentos de medir, como o metro, a balança, os mapas de encaixe, os jogos e outros.
          • Confecção
            A elaboração de materiais simples, tanto quanto possível, deve ser feita com a participação do próprio aluno. É importante ressaltar que materiais de baixo custo ou de fácil obtenção podem ser freqüentemente empregados, como: palitos de fósforos, contas, chapinhas, barbantes, cartolinas, botões e outros.

            Com relação ao uso, os recursos devem ser:
             Fartos — para atender a vários alunos simultaneamente;
            Variados — para despertar sempre o interesse da criança, possibilitando diversidade de experiências;
            Significativos — para atender aspectos da percepção tátil (significativo para o tato) e/ou da percepção visual, no caso de alunos de visão subnormal.


            ATIVIDADE:
            Caixinha Surpresa
            Costumo trabalhar com caixas de diversos tamanhos e colocamos uma dentro da outra e dentro da última caixa tem sempre um objeto. A criança vai manusear bem a caixa, balançar para escutar.
            Depois, faço perguntinhas: "faz barulho?", "é pesado ou leve?"...
            Agora vamos tenter adivinhar: "O que é o que é..."
            Podem abrir...eles tem que tentar abrir sozinhos uma caixa após a outra.
            camilagenaro.blogspot.com

            O professor data-show
            A utilização desse equipamento na educação merece questionamentos, pois ao mesmo tempo em que representa modernidade, pode causar o grande transtorno na relação aluno x professor. Enumero a seguir o que nunca deve ser feito no uso desse equipamento:
            1. O data-show não substitui o docente;
            2. Ele deve ser utilizado como um instrumento auxiliar de interação entre o professor e o aluno na sala de aula;
            3. As aulas somente com data-show cansam os alunos, diminuindo o rendimento do conteúdo ministrado;
            4. O data-show não deve ser utilizado como um projetor de textos. Para isso temos os retroprojetores tradicionais, a um custo bem menor;
            5. É um crime acadêmico utilizar o data-show para exibir textos pesados, e o pior são os casos em que o professor ainda fica sentado ao lado da máquina lendo o que está escrito;
            6. Deixar a máquina ligada por mais de duas horas seguidas; ou ficar ligando e desligando o equipamento. Esse material é sensível e sua lâmpada tem um custo muito alto.
             As situações acima são um pequeno alerta do que deve ser evitado no dia-a-dia da sala de aula.

            INÁCIO FEITOSA NETO
            Advogado, Especialista em Cooperativismo pela UFRPE, Especilista em Direito do Trabalho e em Didática do Ensino superior e Mestrando em Educação pela UFPE.



            Agite a sala de aula

            Biblioteca da Sala de Aula


            A biblioteca pública da cidade e a biblioteca da escola são locais privilegiados que devem ser ocupados pela comunidade escolar. Mas existe ainda um outro espaço privilegiado a ser ocupado por uma biblioteca: a biblioteca de sala de aula.

            Atividade

            A idéia é simples, porém enriquecedora para as atividades de leitura e escrita. O objetivo é formar um pequeno acervo que seja significativo para os alunos, que seja circulante, isto é, que os alunos possam levar para casa, socializando-o com a família e que demonstre a importância e a riqueza da diversidade de textos escritos que temos a nossa disposição.
            Primeiramente, vamos procurar uma caixa de papelão ou madeira. E vamos prepará-la para receber o acervo. Ela pode ser pintada, decorada com desenhos das crianças, com colagens de diversos tipos, com textos, encapada com papel especial que os alunos escolham... Enfim, o importante é que a caixa ganhe o "jeito da turma", a marca que aquelas crianças escolheram para ela.

            Pronta a caixa, o professor a "inaugura" com um livro que ele trouxer.
            Apresenta o livro e comenta seu conteúdo (pode contá-lo todo, se for o caso). Em seguida, convida todos os alunos a trazerem uma contribuição para a biblioteca de sala. Evidentemente que livros são muito bem vindos, mas duas atenções precisam ser redobradas: nem todas as crianças podem ter livros em casa para trazer e uma biblioteca não se faz apenas com livros, mas dispõe de outros tipos de material escrito. Tendo essas variáveis em vista, o professor favorece a chegada de outros materiais na biblioteca: revistas, gibis, mapas, jornais, manuais, catálogos, encartes, documentos. O importante é o professor lembrar-se da diversidade de textos e boas maneiras de trabalhá-los. Todo material deve conter o nome do aluno doador, para que o acervo seja devolvido.
            A turma estabelece quanto tempo aquele acervo permanecerá. Um mês, dois, três... Essa é uma variável que cada turma deve estabelecer, dependendo das condições dadas pela própria turma: quantidade de material arrecadado, curiosidade que se estabeleceu acerca de cada livro, cada texto e quantidade de vezes que o acervo será lido, por exemplo.

            Ler não deve ser uma atividade extra - quando sobra tempo, quando a classe está muita agitada, quando faltaram muitos alunos ou quando a prova terminou. A leitura precisa ocupar o horário nobre da aula.

            Os alunos devem levar os materiais para casa, ler e depois socializar com os amigos. À medida que o acervo se esgota, deve ser trocado. As crianças, com certeza, ficarão motivadas a trazerem mais materiais, a experimentar diversos tipos de textos em seu cotidiano.

            www.duke-energy.com.br