INFORMÁTICA EDUCATIVA
O objetivo da informática educativa é utilizar o computador como recurso didático para as práticas pedagógicas nos diversos componentes curriculares, incentivando a descoberta tanto do aluno quanto do professor e preocupando-se com "quando", "por que" e "como" usar a informática para que a mesma contribua efetivamente para a construção do conhecimento.
É importante que os agentes de ensino definam atividades em que os alunos utilizem o computador como recurso didático e pedagógico. As aulas devem ser planejadas antes que sejam aplicadas em ambiente computacional. Nesse contexto, a abordagem construcionista - em que o aluno constrói algo utilizando o computador como meio - tem sido utilizada com grande sucesso.[1]
1º Ano-Profª Rute |
Referências
Valente, José Armando Informática na educação: instrucionismo x construcionismo
Moran, José Manuel.
Gestão inovadora da
escola com tecnologias. pt.wikipedia.org
Moran, José Manuel.
Gestão inovadora da
escola com tecnologias. pt.wikipedia.org
"Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros.
Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão
incapazes de escrever - inclusive a sua
própria história."
Bill Gates
Sala de Informática Educativa
Teatro de Fantoches- Fábula O gato, o galo e o ratinho
com as Professoras: Carminha- Informática Educativa, Tereza- Biblioteca, Suporte Pedagógico:Martha e Karla
com as Professoras: Carminha- Informática Educativa, Tereza- Biblioteca, Suporte Pedagógico:Martha e Karla
Concursos escolares: Professoras: Carminha-Informática Educativa e Conceição- Biblioteca
I Concurso Literário: Ser feliz com o ECA- Poemas/Desenhos
II Concurso: Nosso JK em HQ
Tema: "Nossa escola é um show"
SIMULADOS DA PROVA BRASIL DAS
4ª A e B
2013
Horário para as turmas da tarde usarem a sala de Informática Educativa
Apresentações de vídeos no auditório sobre datas comemorativas e Valores Humanos
Criação de vídeos, murais, Projeto Aprendendo a Conviver
Aniversário de 25 anos EMEF JK
27 anos dedicados ao JK
Nossos alunos "os feras" da manhã, participando da semifinal dos
jogos digitais OJE. Boa sorte e parabéns por participarem!
Olimpíadas de Jogos digitais e Educação na EMEF JK
Nove dicas para usar bem a tecnologia
O INÍCIO Se você quer utilizar a tecnologia em sala, comece investigando o potencial das ferramentas digitais. Uma boa estratégia é apoiar-se nas experiências bem-sucedidas de colegas.
O CURRÍCULO No planejamento anual, avalie quais conteúdos são mais bem abordados com a tecnologia e quais novas aprendizagens, necessárias ao mundo de hoje, podem ser inseridas.
O FUNDAMENTAL Familiarize-se com o básico do computador e da internet. Conhecer processadores de texto, correio eletrônico e mecanismo de busca faz parte do cardápio mínimo.
O ESPECÍFICO Antes de iniciar a atividade em sala, certifique-se de que você compreende as funções elementares dos aparelhos e aplicativos que pretende usar na aula.
A AMPLIAÇÃO Para avançar no uso pedagógico das TICs, cursos como os oferecidos pelo Proinfo (programa de inclusão digital do MEC) são boas opções.
O AUTODIDATISMO A internet também ajuda na aquisição de conhecimentos técnicos. Procure os tutoriais, textos que explicam passo a passo o funcionamento de programas e recursos.
A RESPONSABILIDADE Ajude a turma a refletir sobre o conteúdo de blogs e fotologs. Debata qual o nível de exposição adequado, lembrando que cada um é responsável por aquilo que publica.
A SEGURANÇA Discutir precauções no uso da internet é essencial, sobretudo na comunicação online. Leve para a classe textos que orientem a turma para uma navegação segura.
A PARCERIA Em caso de dúvidas sobre a tecnologia, vale recorrer aos próprios alunos. A parceria não é sinal de fraqueza: dominando o saber em sua área, você seguirá respeitado pela turma.
Fontes: Adriano Canabarro Teixeira, especialista de Educação e tecnologia da UFRGS, Maria de Los Dolores Jimenez Peña, professora de Novas Tecnologias Aplicadas à Educação Da Universidade Mackenzie, e Roberta Bento, diretora da Planeta Educação.
revistaescola.abril.com.brO ESPECÍFICO Antes de iniciar a atividade em sala, certifique-se de que você compreende as funções elementares dos aparelhos e aplicativos que pretende usar na aula.
A AMPLIAÇÃO Para avançar no uso pedagógico das TICs, cursos como os oferecidos pelo Proinfo (programa de inclusão digital do MEC) são boas opções.
O AUTODIDATISMO A internet também ajuda na aquisição de conhecimentos técnicos. Procure os tutoriais, textos que explicam passo a passo o funcionamento de programas e recursos.
A RESPONSABILIDADE Ajude a turma a refletir sobre o conteúdo de blogs e fotologs. Debata qual o nível de exposição adequado, lembrando que cada um é responsável por aquilo que publica.
A SEGURANÇA Discutir precauções no uso da internet é essencial, sobretudo na comunicação online. Leve para a classe textos que orientem a turma para uma navegação segura.
A PARCERIA Em caso de dúvidas sobre a tecnologia, vale recorrer aos próprios alunos. A parceria não é sinal de fraqueza: dominando o saber em sua área, você seguirá respeitado pela turma.
Fontes: Adriano Canabarro Teixeira, especialista de Educação e tecnologia da UFRGS, Maria de Los Dolores Jimenez Peña, professora de Novas Tecnologias Aplicadas à Educação Da Universidade Mackenzie, e Roberta Bento, diretora da Planeta Educação.
Michel Goulart é um professor inovador. Através do seu blog
História Digital, ele estimula em seus alunos a trocarem informações,
uma interação interessante entre professores e alunos.
O professor utiliza o blog como uma extensão da sala de aula,
além de adicionar conteúdo próprio, a ferramenta serve para compartilhar outras iniciativas que considera relevantes na rede. “A ideia é integrar esses conteúdos com a prática docente, transformando o blog em uma extensão do ambiente de aprendizagem escolar”.
além de adicionar conteúdo próprio, a ferramenta serve para compartilhar outras iniciativas que considera relevantes na rede. “A ideia é integrar esses conteúdos com a prática docente, transformando o blog em uma extensão do ambiente de aprendizagem escolar”.
Confira algumas dicas de Michel, em entrevista concedida ao site do
Instituto Claro.
Instituto Claro.
HORÁRIO DA SALA INFORMATIZADA
COORDENADORA: Mª DO CARMO TURNO: VESPERTINO
ANO LETIVO:2014
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HORÁRIO/DIAS SEGUNDA TERÇA QUARTA
14:10/14:50 | 1ºANO B | 3º ANO A | 2º ANO B
14:50/15:30 | 5º ANO A | 3º ANO C | 4º A
16:00/16:40 | 5º ANO B | 3º ANO B | Pesquisa- manhã
16:40/17:10 | -- | Pesquisa- | Pesquisa- manhã
manhã |
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*MCCLO
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