A ESCOLA
"Escola é...
o lugar onde se faz amigos
não se trata só de prédios, salas, quadros,
programas, horários, conceitos...
Escola é, sobretudo, gente,
gente que trabalha, que estuda,
que se alegra, se conhece, se estima.
O diretor é gente,
O coordenador é gente, o professor é gente,
o aluno é gente,
cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor
na medida em que cada um
se comporte como colega, amigo, irmão.
Nada de ‘ilha cercada de gente por todos os lados’.
Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir
que não tem amizade a ninguém
nada de ser como o tijolo que forma a parede,
indiferente, frio, só.
Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,
é também criar laços de amizade,
é criar ambiente de camaradagem,
é conviver, é se ‘amarrar nela’!
Ora , é lógico...
numa escola assim vai ser fácil
estudar, trabalhar, crescer,
fazer amigos, educar-se,
ser feliz."
de Paulo Freire
5 Sugestões de Atividades/Dinâmicas para se
trabalhar o Bullying na Escola
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Fazer amigos é uma tarefa muito fácil, mas lembre-se você precisa contar
com alguns truquezinhos para isso. Quando chegar o primeiro dia de aula é interessante salientar que você deve procurar ser gentil e também extrovertido,
saiba que isso vai dar parâmetros para que as pessoas se aproximem de você
e evidentemente conseguir novas amizades.
SRS. PAIS E COMUNIDADE ESCOLAR:
com alguns truquezinhos para isso. Quando chegar o primeiro dia de aula é interessante salientar que você deve procurar ser gentil e também extrovertido,
saiba que isso vai dar parâmetros para que as pessoas se aproximem de você
e evidentemente conseguir novas amizades.
Seguindo essas recomendações provavelmente você vai ter excelentes formas
para conseguir recorrer a uma boa alternativa de conseguir se enturmar logo
no primeiro dia e conseguir bons amigos.
A escola acredito que seja o melhor lugar para isso, afinal de contas, temos
contato com milhares de pessoas em apenas um espaço.
abduzido.netpara conseguir recorrer a uma boa alternativa de conseguir se enturmar logo
no primeiro dia e conseguir bons amigos.
A escola acredito que seja o melhor lugar para isso, afinal de contas, temos
contato com milhares de pessoas em apenas um espaço.
NÃO FAÇA VISTA GROSSA DIANTE DESSE PROBLEMA!!
Apelidar, humilhar, ofender, isolar, amedrontar, perseguir e bater são atitudes que sempre foram comuns entre crianças e adolescentes. Atualmente, NÃO são consideradas mais brincadeiras, mas SIM uma forma de violência- o Bullying que provoca marcas tanto na pessoa que sofre como em quem a pratica – incluindo efeitos na vida adulta que podem abalar o afetivo e o profissional.
Os agressores têm maior probabilidade de praticar atos delinqüentes e criminosos e violência doméstica.
As vítimas há maior incidência de depressão e suicídio, outras se rebelam e partem para a vingança.
Como podemos reconhecer se a criança ou
adolescente está sendo vítima de
intimidação na escola ?
adolescente está sendo vítima de
intimidação na escola ?
Os sinais mais comuns são:
· não quer ir para a aula;
· pede para trocar de classe;
· começa a tirar notas baixas;
· apresenta manifestações de baixa auto-estima;
· “perde” seus pertences repetidas vezes;
· chega em casa com roupas ou livros rasgados;
· evita falar sobre o que está acontecendo ou dá desculpas pouco convincentes.
O que fazer?
· Para ajudar os filhos, os pais devem insistir em conversar com eles sobre o assunto;
· procurar o professor e a direção da escola;
· não exigir o que eles não são capazes de realizar ( peitar o agressor, pedir ajuda aos colegas);
· não incentivar a vingança ;
· não culpá-los pelo que está acontecendo;
· elogiar a atitude de relatar o que os atormenta;
· se for necessário , buscar uma terapia de apoio.
Como tratar o filho que agride os outros?
· Os pais dos agressores não devem ignorar a situação, fazendo de conta que tudo está bem;
· devem conversar, procurar saber por que ele está agindo assim;
· nada de intimidação e de agressão ( é preciso mostrar que a violência deve ser evitada) ;
· tentar identificar algum problema atual que possa ter desencadeado essa atitude;
· dar orientações e limites firmes para ajudar a controlar seu comportamento;
· encorajar o filho a pedir desculpas ao colega que ele agrediu;
BULLYING - SUTIL E CRUEL
(Fonte: Revista Época- 315 – 31/05/04 – p. 54 a 61)O PAPEL DA ESCOLA
As práticas de violência, discriminação e preconceito, vivenciadas pelos alunos no cotidiano escolar, têm se apresentado como um grande desafio para os professores, equipe gestora e toda comunidade escolar. Essas práticas, muitas vezes, podem causar dificuldades na aprendizagem e causar traumas ao longo da vida.
De acordo com Pedra (2008), além de todo o esforço da equipe escolar frente ao bullying, é preciso contar com a ajuda de consultores externos, como especialistas no tema, psicólogo e assistentes sociais.
Gabriel Chalita (2008), salienta que algumas atitudes simples por parte da direção escolar, podem ajudar a reduzir os casos de bullying no ambiente escolar.
AÇÕES DA DIREÇÃO ESCOLAR:
- Toda equipe escolar, desde o primeiro dia de aula, esclareça sobre o que é bullying, e que não será tolerado condutas do mesmo nas dependências da escola.
-Todos os alunos devem se comprometer a não praticá-lo e a comunicar a direção escolar sempre que presenciarem ou forem vítimas da conduta do bullying.
AÇÕES DOS PROFESSORES:
- promover debates sobre bullying nas salas de aula, fazendo com que o assunto seja bastante divulgado e assimilado pelos alunos.
-Estimular os estudantes a fazerem pesquisas sobre o tema na escola, para saber o que alunos, professores e funcionários pensam sobre o bullying e como acham que se deve lidar com esse assunto.
-Sempre que ocorrer alguma situação de bullying, procurar lidar com ela diretamente, investigando os fatos, conversando com autores e vítimas. É relevante que os profissionais da educação interfiram diretamente nos grupos de alunos envolvidos sempre que for necessário para “romper a dinâmica” de bullying, orientando os alunos a sentarem em lugares previamente indicados, mantendo afastados os possíveis autores de suas vítimas.
-as atividades em salas de aula em forma de redação onde os alunos são estimulados a falar no anonimato sobre a sua vida na escola, ou seja, seu relacionamento com os colegas ajudará a romper o silêncio e possibilitará a expressão de emoções e sentimentos.Pedra (2008)
-na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental é primordial trabalhar por meio de histórias ou fábulas que trabalhem o preconceito ou qualquer outra forma de exclusão e discriminação.
Pedra (2008)
A escola, juntamente com os professores tem a função de trabalhar conteúdos relacionados aos valores, como o diálogo, o respeito,a tolerância e a solidariedade.
O incentivo ao exercício da solidariedade é um fator motivador de mudanças, pois estimula a amizade, a cooperação e o companheirismo no ambiente escolar.
Como a escola deve denunciar os casos de Bullying?
Entende-se que, inicialmente os casos de bullying devem se resolvidos na escola, por meio de ações pedagógicas.
De acordo com Pedra (2008, p.110), quando a escola, não consegue solucionar o problema, “deve-se orientar o aluno agressor e aplicar a ele a pena prevista pelo regimento interno escolar, além de alertar seus pais ou responsáveis”.
-Dependendo da gravidade do caso, deve-se encaminhá-lo diretamente ao Conselho Tutelar.
-Se houver lesão corporal, calúnia, injúria ou difamação, o pai ou responsável deve procurar uma delegacia de polícia para fazer boletim de ocorrência.
www.projetospedagogicosdinamicos.com
*MCCLO